top of page

A advocacia na quarta revolução a advocacia 4.0

Atualizado: 15 de jan. de 2020









Você já escutou falar na Revolução 4.0? Ela alia diversos acréscimos tecnológicos, notadamente pautados ao crescente poder computacional, como o processamento de amplas bases de dados, o sensoriamento, a internet das coisas, entre outros. E há escassas dúvidas de que essas alterações já estão impactando o mundo do trabalho.

Também uma profissão tão tradicionalista como o Direito não deixará de ser impactada pela Revolução 4.0. São diversas inovações, sejam voltadas designadamente para o mundo jurídico, seja afetando-o indiretamente, que já estão suscitando profundas alterações na forma como o advogado atua.


Nesse assunto, surge uma nova modalidade de profissional jurídico: o advogado 4.0. Ele é um profissional jurídico que enxerga a tecnologia como uma aliada, e domina ferramentas digitais a fim de aperfeiçoar sua atuação. Conforme explica Bruno Feigelson, presidente da AB2L e sócio do escritório Lima Feigelson Advogados, em entrevista para a revista LIDE: “Os advogados estão sendo desafiados a contribuir com essa mudança tecnológica e ela está sendo inserida cada vez mais no cotidiano deles. O advogado 4.0 usa uma série de plataformas tecnológicas para potencializar seu trabalho e evitar atividades repetitivas.”.

Não se trata de enxergar a tecnologia como uma espécie de rival, que substituirá o trabalho realizado por advogados. No entanto, uma série de atividades advocatícias trabalhosas e periódicas podem ser delegadas à sistemas informacionais, possibilitando o profissional para que se dedique à tarefas mais estratégicas e cruciais – muitas das quais, evidentemente, não podem ser desempenhadas por máquinas, mas apenas por humanos. O advogado moderno não necessita mais se preocupar com questões burocráticas, e consequentemente poderá atuar naquilo que realmente interessa: a criação de conhecimento jurídico.

Em suma, o advogado 4.0 vê a tecnologia como sua aliada a fim de oferecer um serviço cada vez melhor e integrado à realidade para seus clientes.


O advogado 4.0?


Existem algumas atitudes simples que podem lhe colocar no caminho certo para ser um advogado do século XXI. Confira algumas:

O advogado 4.0 utiliza as diferentes plataformas na internet que existem para facilitar o seu trabalho. Seja assinando contratos digitais, gerenciando seu escritório, realizando reuniões pela internet, descobrindo um cliente no Dubbio ou um correspondente jurídico no Juris, ele está antenado em como tais plataformas podem otimizar muitas tarefas as tornando eficazes.O advogado 4.0 não teme as potencialidades da internet para captar clientes. Pelo contrário, ele possui seu próprio site oficial, tem um blog ou um site especializado para divulgar seus próprios artigos e os compartilha nas principais redes sociais (como Facebook, Twitter e Instagram), onde marca intensa presença.Ele também busca conteúdo para estar continuamente atualizado com as transformações em sua profissão. Lê artigos e assiste vídeos na internet sobre temas como: contratos inteligentes baseados em blockchain, internet das coisas, Direito Digital, entre outros. Logo, ele está sempre por dentro dos temas mais atuais acerca da modernização de sua carreira.

O correspondente 4.0


Não são exclusivamente os advogados que atuam para o cliente final que necessitam adentrar a era do Direito 4.0. Correspondentes também essencialmente precisam se tornar advogados 4.0 para se sustentarem sempre atualizados em suas carreiras.

Por trabalhar de maneira autônoma, o advogado correspondente 4.0 fundamentalmente precisa contar com as potencialidades da internet para captar contratantes. Felizmente, hoje em dia existem uma série de plataformas, que oferecem a visibilidade que é tão necessária para a carreira do correspondente.

Mais do que diversos profissionais jurídicos, o advogado correspondente precisa estar atento às novidades trazidas pela era do Direito 4.0, e utilizá-las a fim de captar novos contratantes.

. Devemos fazer da tecnologia uma aliada do profissional jurídico podendo oferecer um serviço cada vez melhor para os clientes.

O Direito, afinal, está atravessando por grandes mudanças proporcionadas sobretudo pelas inovações digitais e para se aprimorarmos na Era do Direito 4.0,é preciso aprender as diversas mudanças que estão ocorrendo na era da advocacia 4.0.

Gostou do texto? Indique a leitura para outras pessoas! Basta clicar no coração que está na parte direita do texto

Aproveito para te convidar a para Acessar meu canal no Telegram basta clicar aqui .

E nossas redes sociais: Facebook advocacialudgero criminal.

Instagram: @ludgeroadvocacia

Twitter: @LudgeroContato.

Linkedin: Ludgero Criminalista Ludgero.



34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page