top of page

A explicação rápida e simplificada do que é Blockchain


A tecnologia consiste em um programa de computador que realiza duas operações: verificação rápida da integridade dos dados e correções baseadas no mesmo replicador de dados. Com ele, produz a imutabilidade dos dados, não podendo modificar seu conteúdo.

Para melhor explicar, a cada novo bloco de dados, a impressão digital do bloco anterior será obtida e registrada junto com essa nova informação, formando assim um "blockchain" (origem do termo blockchain). Isso facilita a verificação das alterações no conjunto de dados, afinal, se você alterar um, o resto não vai "caber". Então, se for detectada qualquer corrupção de dados, o replicador é ativado para obter as informações do bloco original.

Nesse caso, há uma verificação de consenso em que a maioria dos replicadores indicará quais dados realmente devem ser incluídos no bloco de mudança.

Vale ressaltar que a imutabilidade digital já existia, mas conta com uma autoridade central confiável para garantir a informação.

O Blockchain permite que a confiança seja criada ao dividir as permissões entre os replicadores que precisam ter interesses diferentes, caso contrário, pode haver conluio para modificar os dados.



Essa tecnologia permite a criação de relações de confiança que não dependem da autoridade central do país em alguns casos, e até mesmo a criação de grupos menores para gerenciar informações privadas com direitos de compartilhamento.

O Blockchain pode ter muitos usos no futuro, mas até agora, os casos mais eficazes dessa tecnologia são:

• Criação de “objetos digitais”, ou seja, coisas que não podem ser copiadas e têm links de propriedade, como criptomoeda, NFT, vários títulos privados, casos utilizados no BNDES etc.

• Gestão conjunta de informações em um livro razão comum, como o blockchain entre bancos FEBRABAN, usado para transações financeiras interbancárias, monitoramento de eventos na cadeia de abastecimento e gestão conjunta de patentes da UE;

• Geração de dados de integridade e evidências prioritárias, A prova não foi modificada em uma determinada data. Desde que as condições mencionadas abaixo sejam atendidas, isso ajuda a verificar a autenticidade do documento.

No entanto, nem todo blockchain é seguro. Sua segurança depende absolutamente dos diferentes interesses dos copistas.

Em redes públicas, isso é derivado do número de replicadores, enquanto em redes privadas, o acesso é limitado a alguns participantes com bons argumentos para evitar conluio.

Em público, ainda existe a possibilidade de criação de "falsos replicadores", que podem tentar controlar a rede por meio de ataques majoritários.

Mas, em última análise, é tão seguro quanto as diferenças entre os copistas.

Outro ponto é que ele é usado para gerenciamento conjunto de informações ou autenticação de documentos.

O Blockchain não faz julgamentos de valor sobre as informações inseridas.

Ou seja, aceita qualquer tipo de informação, seja ela falsa ou verdadeira.

É por isso que é importante que o processo anterior gere informações confiáveis, mas depois é "congelado" pela tecnologia.



Nesse caso, desde que o blockchain seja executado por um emissor confiável, o blockchain pode ser usado como um projeto de segurança para facilitar a verificação de autenticidade, que por sua vez realizou procedimentos suficientes para registrar a tecnologia antes de gerar informações confiáveis.

Podemos comparar o selo holográfico usado por um notário.

Neste exemplo, o notário é um emissor confiável, ele também gera um documento confiável por meio de procedimentos apropriados e, a seguir, usa um selo para facilitar a verificação de sua autoria e autenticidade.

Ou seja, o selo faz apenas parte do trabalho, o que facilita a verificação posterior dos documentos com mais rapidez. Ele efetivamente fornece benefícios.

Blockchain tem muitas inovações e uma visão mais clara trará soluções mais confiáveis


E nossas redes sociais: Facebook advocacialudgero criminal.


Instagram: @ludgeroadvocacia


Twitter: @LudgeroContato.


Linkedin: Ludgero Criminalista Ludgero

bottom of page