top of page

A Máquina do Tempo para Produção e Validação de Provas Digitais



EXAMINANDO A FERRAMENTA

Eu descobri a Wayback Machine em 2018 enquanto pesquisava materiais para estudos da cadeia de custódia de provas. Na época, lembro que fiquei surpreso com o potencial desse site - bom, claro, ruim. Com esta ferramenta, é incrível recuperar dados e informações inseridos pelos internautas desde 1996. Em 2018, o site já permitia a visualização de um grande número de versões arquivadas de páginas anteriores. O mundo mudou muito nos últimos anos e, desde então, milhões de novos conteúdos foram lançados por usuários da Internet. Hoje, é surpreendente que o Wayback Machine possa fazer uso de mais de 431 bilhões de versões arquivadas de páginas da Internet. Ao conversar com outros advogados, a maioria das pessoas disse não estar familiarizada com a ferramenta. Muitas pessoas disseram que pensavam que os dados inseridos na Internet foram simplesmente apagados. Mas a verdade é que mesmo décadas de imagens, fotos, textos e comentários são arquivados na web e podem ser rastreados com as ferramentas certas.


PRODUÇÃO DE PROVAS COM WAYBACK MACHINE


Resumindo, neste momento, você pode querer saber: Mas em que circunstâncias o Wayback Machine pode ser usado? Conforme mencionado acima, a ferramenta permite que qualquer pessoa acesse a web no momento anterior (outros têm muito potencial), mas hoje quero explorar apenas um deles neste artigo, que é a prova de adulteração. Imagine que você está encontrando um potencial clientes, Ele relatou que foi caluniado por um terceiro (vamos chamá-lo de “A”). Na reunião, você soube que "A" postou várias alegações contra seu cliente em seu blog pessoal. Em seguida, você foi contratado para abrir um processo criminal E o litígio de danos. Ao estudar mais o caso, você notou que o blog de “A “não mencionava o nome do cliente. Você leu dezenas de postagens do blog, mas não encontrou os eleitores. Ao contar esse fato ao cliente, ele relatou que A havia adulterado o conteúdo da publicação, porque o conteúdo original é ofensivo e difamatório.



Este artigo fornece etapas para usar a ferramenta rapidamente e melhorar a produção de evidências forenses. A propósito, gostaria de enfatizar que há precedentes no Brasil (TJSP 16ª Vara Cível, Processo 0059889-46.2018.8.26.0100) e nos Estados Unidos (Processo Estados Unidos v. Gasperini) que reconhecem a Wayback Machine como prova legal

Você como advogado (você é diligente), então abre meu site Wayback Machine e insere a URL do blog “A”.

1 Primeiro, acesse o site da ferramenta e digite a URL da página que deseja navegar:

2. Em seguida, selecione o ano da página que deseja visualizar e compare o conteúdo atual com o conteúdo antigo.


3. Terceiro, selecione uma data específica do ano selecionado para explorar o conteúdo (de preferência a data circulada em azul);

4. Após a conclusão, em poucas palavras, compare o conteúdo atual com o conteúdo antigo para verificar se há alguma adulteração;


Por um momento, você pode ver que a ferramenta captura a dinâmica dos blogs todos os dias desde fevereiro 2020. Aí você compara algumas publicações Conteúdo atual junho de 2020 e o conteúdo antigo de fevereiro 2020:

Ao analisar três postagens, você descobre que “A” realmente adulterou o conteúdo e suprimiu as menções negativas de seu cliente. Talvez alguém tenha avisado que você: Você está lidando com este caso. Talvez “A” perceba que “pegou pesado”.

Mas o fato é que essas postagens, mesmo que sejam modificadas agora, danificam a imagem do seu cliente quando são publicadas.

Judicialmente, você poderá juntar prints screens das telas da postagem atual é capturada do URL do blog de “A” e da postagem original capturada.

5. Em qualquer caso, use a extensão Wayback Machine para salvar a página. Será gerado um link específico para exibição no campo judicial:

Em qualquer caso, ao se utilizar a ferramenta Wayback Machine, pode-se provar na área penal que "A" pretende difamar e / ou difamar. Além disso, no campo cível, você comprovará que a publicação foi adulterada e, durante o período de atividade, prejudicou a honra de seu cliente, e legalizou o pedido de indenização por dano mental.

Se você quiser melhorar ainda mais a coleta de provas, pode mencionar na petição que, em 2017, o Second Circuit Court of America recorreu no caso US v. Gasperini, que reconheceu M. como uma fonte legal de provas (a propósito, agora, o veredicto completo do tribunal dos EUA .

A propósito, gostaria de enfatizar que há precedentes no Brasil (TJSP 16ª Vara Cível, Processo 0059889-46.2018.8.26.0100).




VALIDANDO A PROVA CAPTURADA


Para verificar a obtenção das provas, pode-se solicitar a declaração de autenticidade no site da Wayback Machine, pagando uma taxa à plataforma você pode verificar a página original pagando USD 250 por pedido + USD 20 por novo URL do próprio site ou usando o serviço ata notarial ou ferramentas específicas como a Verifact, ferramenta de captura menos complicada e de utilização técnica, que, além dos metadados técnicos, também disponibiliza um relatório completo a ser incluído no registro

Finalmente, se o caso e elementos semelhantes nós operadores de direito se deparar, já temos os recursos para fornecer um excelente trabalho técnico e, o mais importante, uma base suficiente.


E nossas redes sociais: Facebook advocacialudgero criminal.


Instagram: @ludgeroadvocacia


Twitter: @LudgeroContato.


Linkedin: Ludgero Criminalista Ludgero



REFERÊNCIAS.


https://massicano.adv.br/direito-do-trabalho/producao-de-provas-digitais-inovam-a-justica-do-trabalho/ Acesso em: 29 dez. 2021.

https://bernardodeazevedo.com/conteudos/como-os-advogados-podem-usar-o-wayback-machine-na-producao/ Acesso em: 25 nov. 2021.

https://archive.org/web/ Acesso em: 29 dez. 2021.

https://pt.wikihow.com/Usar-a-P%C3%A1gina-de-Internet-Archive%27s-Wayback-Machine Acesso em: 29 dez. 2021.

https://www.tjsp.jus.br/ Acesso em: 29 dez. 2021

https://bernardodeazevedo.com/wp-content/uploads/2020/05/wayback-machine-gasperini-second-circuit.pdf. Acesso em: 29 dez. 2021

bottom of page