top of page

A possibilidade do requerimento de busca e apreensão no exercício do advogado de defesa


Você sabia que é possível a defesa requerer a busca e apreensão no processo penal? Sim, é possível, embora esteja expressamente previsto no Código de Processo Penal, na prática o instituto é pouco utilizado por parte da defesa e, até mesmo, explorado pela doutrina pátria.


Este pedido por parte da defesa é um valoroso recurso para outro instituto pouco aproveitado entre os defensores, o da investigação defensiva, que precisa urgentemente ser aprimorada em nosso processo penal, a fim de se conquistar um maior equilíbrio entre as partes litigantes nesta seara.


Apesar dos pequenos últimos avanços, como o provimento 188 da OAB que regulamenta a atividade investigatória realizada pela defesa, ainda temos muito a aperfeiçoar nesta matéria e na utilização dos recursos disponíveis, a exemplo do pedido de busca e apreensão.


A possibilidade deste pedido passa-se por despercebida dentro do extenso artigo 240 e última parte do 242, ambos do Código de Processo Penal, que fundamentam o requerimento da busca e apreensão por parte da defesa, Vejamos:


Art. 240. A busca será domiciliar ou pessoal.

§1º Proceder-se-á à busca domiciliar, quando fundadas razões a autorizarem, para:

a) prender criminosos;

b) apreender coisas achadas ou obtidas por meios criminosos;

c) apreender instrumentos de falsificação ou de contrafação e objetos falsificados ou contrafeitos;

d) apreender armas e munições, instrumentos utilizados na prática de crime ou destinados a fim delituoso;

e) descobrir objetos necessários à prova de infração ou à defesa do réu;

f) apreender cartas, abertas ou não, destinadas ao acusado ou em seu poder, quando haja suspeita de que o conhecimento do seu conteúdo possa ser útil à elucidação do fato;

g) apreender pessoas vítimas de crimes;

h) colher qualquer elemento de convicção.

Art. 242. A busca poderá ser determinada de ofício ou a requerimento de qualquer das partes.




Talvez pela objetividade do texto normativo ou pelo desuso prático, a doutrina praticamente ignora esta possibilidade defensiva, realidade que precisa ser invertida, é necessário maior debate sobre o tema e, sobre investigação defensiva como um todo, para que o instituto seja melhor aproveitado pela defesa técnica, aproximando-se, cada vez mais, da tão almejada paridade de armas no processo penal.


Uma questão controvérsia é a respeito da utilização deste meio de prova nas ações privadas, inclusive no âmbito do juizado especial civil, uma vez que, a lei 9099/95 não regulamenta busca e apreensão, toda via, diante da aplicabilidade subsidiara do Código de Processo Penal naquilo em que não for incompatível com a referida lei, defendemos ser plenamente possível o requerimento de busca e apreensão das partes, e neste caso, tanto por querelante quanto por querelado.


Rotineiramente nos deparamos com a indisposição de certos magistrados que, não raramente, indefere os requerimentos de produção de prova feitos pela defesa, muitas vezes sob o argumento de que cabe ao patrono da causa diligenciar e obter o resultado pretendido, porém, na prática sabemos que não é tarefa fácil, muitas vezes quase que impossível, ao defensor obter êxito em tais diligências, até porque não possui todo aparato estatal e nem o poder de uma decisão judicial.


Daí a necessidade de aprimorar a investigação defensiva. E, no caso de requerimento por parte da defesa que envolva prova a ser buscada e, caso encontrada, apreendia, deve-se considerar a possibilidade deste pedido, fundamentando-o muito bem, utilizando então os artigos 240 alínea e) e 242 do Código de Processo Penal, para que o mesmo não seja indeferido sob argumentos como o citado no parágrafo anterior.


Todavia, é preciso ter em conta a imprescindibilidade de fundadas razões para autorização da busca e apreensão, assim como quando atuamos do outro lado averiguando a busca e apreensão requerida pela acusação ou determinada de ofício pelo magistrado e, fiscalizando a existência de justa causa àquela tal “invasão” a inviolabilidade do domicílio, no momento de fazermos o requerimento não é diferente.


A busca apreensão somente será possível se presente fundadas razões que a justifique, nos termos do artigo 240 do Código de Processo Penal, tanto que, ainda que encontrada a coisa pretendida, por exemplo, “drogas”, se a motivação da busca e apreensão não tiver sido devidamente justificada, como por exemplo, apenas houve denúncia anônima e, o STJ tem decisão neste sentido, este meio de obtenção de prova é ilícito, portanto nula é a prova e tudo dela derivado no processo, conforme a teoria dos frutos da árvore envenenada.


Sendo assim, caro colega de defesa, no momento da realização de seu requerimento de busca e apreensão é essencial que fique demonstrado a fundada razão de seu pedido, por exemplo, a impossibilidade de obter a coisa de outro modo, o interesse do réu na obtenção da prova, o risco de deterioramento ou desaparecimento da coisa, etc. para que sua pretensão não seja indeferida.


Quando possível também é primordial demonstrar a urgência de seu pedido que além de garantir agilidade da tarefa, também pode servir como motivo justificante e evitar possível manifestação do Ministério Público o que proporciona maior probabilidade de deferimento de seu pleito.




Além das questões mencionadas é preciso ficar atento ao disposto no artigo 243 do Código de Processo Penal, em especial incisos I e II, que prevê o que deve conter no mandado de busca e apreensão e, por consequência, em seu requerimento.

Dispõe o artigo 243 do Código de Processo Penal:


Art. 243. O mandado de busca deverá:

I – indicar, o mais precisamente possível, a casa em que será realizada a diligência e o nome do respectivo proprietário ou morador; ou, no caso de busca pessoal, o nome da pessoa que terá de sofrê-la ou os sinais que a identifiquem;

II – mencionar o motivo e os fins da diligência;

III – ser subscrito pelo escrivão e assinado pela autoridade que o fizer expedir.

§1º Se houver ordem de prisão, constará do próprio texto do mandado de busca.

§2º Não será permitida a apreensão de documento em poder do defensor do acusado, salvo quando constituir elemento do corpo de delito.


Portanto, o requerimento de busca e apreensão deve conter o máximo de informações possíveis em relação ao endereço em que se realizará a diligência, a pessoa que possivelmente se encontrará no local, aos motivos ensejadores da busca, ao que se pretende encontrar e para que fim.


Por fim, vale ressaltar, a possibilidade de requer o acompanhamento da diligência, ato comum por parte do membro do Ministério Público, para fins de maiores esclarecimentos ao eficaz cumprimento do mandado


Também convido para Acessar meu canal no Telegram basta clicar aqui .

E nossas redes sociais: Facebook advocacialudgero criminal.

Instagram: @ludgeroadvocacia

Twitter: @LudgeroContato.

Linkedin: Ludgero Criminalista Ludgero

.

Gostou do texto? Indique a leitura para outras pessoas! Basta clicar no coração que está na parte direita do texto..

64 visualizações0 comentário
bottom of page