top of page

AS IMPLICAÇÕES LEGAIS DOS NFTS


INTRODUÇÃO


Quanto você pagaria pelo Nyan Cat? O meme do gatinho voador, que se popularizou em 2011, foi vendido como NFT em fevereiro deste ano, por 300 ETH (O equivalente a $590.000) [1]


Não foi o arquivo .gif que foi vendido, que ainda pode ser reproduzido e encontrado em todos os lugares online, mas um hash criptográfico da imagem psicodélica na blockchain da Ethereum, em forma de NFT (nonfungible tokens- Tokens não fungíveis).


NFT é uma resposta cultural à escassez de tecnologia criada na Internet e está produzindo tipos de bens digitais nunca antes pensados. De certa forma, o primeiro Twitter da história foi vendido como NFT por 15,9 milhões de reais em um leilão. [2] A tecnologia está entrando nas áreas de arte, música e transações com cartões virtuais de troca da NBA e NFL. Quer conhecer o mercado de NFT? Basta fazer login no OpenSea e ver por si mesmo o hype técnico.

Os NFTs estão explodindo, mas não está claro como eles se encaixarão na estrutura legal e regulatória existente que rege os setores financeiro, de tecnologia e de consumo. As NFTs não se comportam como ofertas iniciais de moeda (ICOs), portanto não podem ser regulamentadas da mesma maneira. Portanto, dada a falta de regulamentação envolvendo atividades de NFT, é necessário garantir que os consumidores estejam cientes do impacto do que fazem.






O QUE SÃO NFTS?


NFT é um certificado digital que verifica o direito de propriedade do ativo e permite a transferência ou venda de ativos. Os certificados são protegidos pela tecnologia blockchain, semelhante aos usados ​​pelo Bitcoin e outras criptomoedas. Assim, NFTs são basicamente colecionáveis ​​digitais. Eles podem representar bens não materiais (como tweets, GIFs, música, arte digital, etc.) ou objetos físicos (como imóveis, veículos, pinturas, etc.). Sua proposição de valor é que eles são digitalmente únicos e existem em um blockchain (como Ethereum).

Embora qualquer pessoa possa copiar e baixar clipes de vídeo ou arquivos de imagem, o NFT tem registros indicando que tem apenas um proprietário. Você usa NFT? Por exemplo, você pode exibir arte digital relacionada a tokens em computadores, TVs e até mesmo quadros brancos digitais. Você também pode revendê-lo.

Os outros não podem simplesmente tirar ou fotografar itens relacionados ao NFT e reivindicar ter uma cópia? Sim, mas o blockchain ainda mostrará que você tem o original.

Transferir a propriedade de um NFT requer uma transação blockchain, que só pode ser autorizada pela chave privada do proprietário do NFT, assim como ao enviar Bitcoin ou qualquer criptomoeda. Se você vender um tweet, ele ainda existirá no Twitter e ficará visível para todos.

Portanto, desta forma, você não está comprando o corpo do tweet, mas a versão verificada digitalmente.

Dessa forma, as pessoas podem ter uma cópia do tweet, mas só você pode ter a versão original. Pense neles como cartões de futebol autografados. Você pode imprimir qualquer número de cópias, mas se o jogador assinar apenas uma, então esta carta pode ser a mais valiosa.





USE CASES

Por exemplo, um cartão autografado de Tom Brady acaba de ser vendido por US $ 1,32 milhão. [3]. Portanto, um grande problema com os NFTs é que eles devem ter recursos exclusivos, escassos, duráveis ​​e escalonáveis.

Tudo isso é uma representação virtual. Onde você pode armazenar seus tokens? Ethereum tem uma carteira digital chamada MetaMask. É uma extensão de navegador que inclui uma biblioteca de identidade segura e fornece uma interface de usuário para gerenciar sua identidade em diferentes sites e assinar transações de blockchain.

Quase tudo. Tokenização significa substituir dados valiosos e / ou confidenciais, ativos, objetos, direitos, métodos de pagamento, etc.

Na forma digital menos sensível. Games-NFTs são usados ​​como itens de coleção digitais ou adereços de jogo, como armas, roupas e outros itens.

Este é basicamente um novo método de usar a tecnologia de blockchain descentralizada em jogos para manter os itens escassos, em vez de depender da centralização, segurança e verificação dos criadores do jogo.

A tecnologia também cria a possibilidade de os jogadores transferirem itens de um jogo para outro, aumentando a interoperabilidade do mundo do jogo. Os direitos de propriedade intelectual - NFT podem representar uma imagem, uma música, um pedaço de software ou um pedaço de software.

Portanto, direitos de propriedade intelectual (PI) se aplicam a esses ativos. Algumas empresas venderam tokens como licenças.

A tokenização dos direitos de propriedade intelectual permite que os autores controlem melhor seu trabalho e garantam que os royalties sejam pagos.

Ativos físicos - imóveis, objetos de valor, veículos e todos os outros ativos podem ser tokenizados, e sua tokenização pode ser usada para financiamento, expansão ou ativos potencialmente líquidos.



QUESTÕES JURÍDICAS ENVOLVIDAS COM AS NFTS. DIREITOS AUTORAIS


A verificação de identidade e registro-NFT também podem ser usados ​​para verificar a identidade ou representar certidões de nascimento, licenças, certificados acadêmicos, etc.

Todos esses projetos podem manter a segurança digital e manter sua integridade e originalidade. No entanto, a utilidade dos NFTs em direitos de propriedade intelectual (PI) não parece convincente.

O problema é que ter um NFT não concede automaticamente a propriedade do trabalho original. Do ponto de vista dos direitos autorais, um NFT é apenas um recibo digital declarando que você possui uma determinada versão da obra.

As percepções dos compradores sobre o que eles possuem não estão necessariamente em conformidade com a realidade legal, e as empresas envolvidas nessas transações não são transparentes. Uma vez que uma obra de arte em qualquer meio é criada, o autor torna-se o detentor dos direitos autorais da obra [4].


FRAUDES


Assim como quando você compra uma pintura, quando você compra um NFT, você não está comprando os direitos autorais da obra de arte. A propriedade intelectual do trabalho deve ser diferenciada de seu NFT.

Isso faz mais sentido quando ativos e NFTs coexistem ao mesmo tempo. E, assim como você pode assinar o livro de Harry Potter, você não tem o direito de publicar todo o conteúdo do livro na sua rede social.

Quando outras pessoas visitam, você não pode publicar todo o conteúdo de um trabalho específico apenas porque você obteve o NFT. Uma parte desconhecida do NFT é a trapaça de arte do blockchain.

Existem inúmeros relatos de que indivíduos, por malícia ou falta de conhecimento, listam conteúdo copiado diretamente de outro artista ou derivados de determinado conteúdo protegido por direitos autorais no site da NFT.

O problema é: determinar a autoria do NFT é extremamente complicado. Como não há verificação de identidade na rede blockchain, qualquer pessoa pode se passar por outra pessoa e vender seus NFTs que não possuem conteúdo protegido por direitos autorais. Blockchain é geralmente resistente a mudanças.

O bloco criado não pode ser modificado ou excluído posteriormente. No caso de tokens ilegais, é necessário avaliar se o proprietário do ativo tokenizado tem o direito de transferir o NFT em vez de encerrar a solicitação.




FUNGIBILIDADE

Como o nome sugere, NFT é um token insubstituível. Portanto, estão sujeitos ao disposto no artigo 85 do Código Civil sobre mercadorias; 86; 307, parágrafo único; 565; 592, III; e 1.361 e no artigo 700, inciso II da Lei de Processo Civil. Nesse sentido, o STJ tem se manifestado sobre a possibilidade de atribuir características insubstituíveis aos bens substituíveis, como no caso das NFT:

A infungibilidade – diferentemente da fungibilidade – pode ser objeto de acordo das partes, que podem, assim, individualizar o bem por ocasião da celebração do contrato de compra e venda – quer pela exteriorização de marcas, sinais ou número de série, quer por alguma outra forma vislumbrada pelo credor -, em cujo interesse se dá a medida. Em outras palavras, a infungibilidade de um bem é fruto de sua individuação. ”

Portanto, mesmo que contenha caracteres numéricos, não há obstáculo para a inserção das NFT como bens insubstituíveis na categoria legal, e deve estar sujeito a ação disciplinar da mesma forma que qualquer outro material insubstituível. No entanto, não há regulamentações específicas para proteger criptomoedas, incluindo tokens.

Existem atualmente alguns projetos de lei em discussão no Brasil, como o PL 2060/2019, mas os específicos são os decretos, ofícios e outras decisões individuais de cada agência reguladora no âmbito da competência que lhe é atribuída.

É importante lembrar que, no dia 24 de fevereiro, a Receita Federal do Brasil anunciou que incluiria um código específico para declaração de criptomoedas pela primeira vez. De acordo com a agência, três novos códigos foram criados para bitcoin, altcoins e tokens na tabela de ativos e direitos declarados. Antes disso, não havia um código específico para ativos digitais.


81 – Bitcoin

82 – Altcoins, como Ethereum, Bitcoin Cash, XRP, ChainLInk e Litecoin

89 – Demais criptoativos, como tokens

Desta forma, vemos que a Receita Federal já se adiantou e abarcou NFTs em sua regulamentação, impondo a declaração dos ativos no imposto de renda.



CONCLUSÃO


O direito de criar tokens não fungíveis baseia-se principalmente na autoria legal dos ativos tokenizados. Os conflitos podem ocorrer em situações em que há vários proprietários ou a estrutura de propriedade não é clara. Por fim, espera-se que haja casos de pirataria, em que ativos acessíveis ao público (como conteúdo digital da Internet) sejam usados ​​indevidamente para criar NFTs. Esta é uma nova tendência na profissão jurídica. Resta saber se os NFTs cumprirão sua campanha publicitária. Independentemente de o futuro ser um mundo com um mercado de arte NFT desenvolvido, pode haver algumas outras questões legais interessantes que não foram resolvidas no processo.



E nossas redes sociais: Facebook advocacialudgero criminal.


Instagram: @ludgeroadvocacia


Twitter: @LudgeroContato.


Linkedin: Ludgero Criminalista Ludgero


NOTAS

[1] KAY, Grace. “Nyan Cat” flying Pop-Tart meme sells for nearly $600,000 as one-of-a-kind crypto art. Business Insider. Disponível em: <https://www.businessinsider.com/ethereum-nft-meme-art-nyan-cat-sells-for-300-eth-2021-2>. Acesso em: 03 nov. 2021.

[2] PRIMEIRO POST DO TWITTER É VENDIDO POR US$ 2,9 MILHÕES COMO NFT. Primeiro post do Twitter é vendido por US$ 2,9 milhões como NFT. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2021/03/22/primeiro-post-do-twitter-e-vendido-por-us-2-9-milhoes-como-nft.ghtml>. Acesso em: 03 nov. 2021..

[3] NIKHILESH DE. Here Are Some of the Legal Considerations for

bottom of page