Empreender é o caminho para advogados que resolvem abrir um escritório. Essa jornada de formatar e conduzir o negócio é permeada de dúvidas, inseguranças e desafios, potencializados pela lacuna na formação desses profissionais sobre como empreender na advocacia.
O empreendedorismo na advocacia vem sendo objeto de estudo não só de jovens advogados, mas de profissionais já há mais tempo no mercado que procuram ampliar habilidades, conhecimentos e técnicas para crescer na carreira e desenvolver seus negócios com maiores chances de sucesso. É preciso se rodear das melhores práticas do mundo dos negócios, do empreendedorismo e da gestão jurídica do escritório.
O empreendedorismo na advocacia e a Disney
Pensando nisso faremos um paralelo entre a Disney e a Advocacia. Você pode se perguntar: “mas o que Disney tem a ver com empreendedorismo na advocacia?” Calma, vamos explicar !
A Disney é referência em empreendedorismo, gestão e inovação, levando seu método para além de suas fronteiras, podendo ser um paradigma de comparação para a advocacia. O jeito Disney é um grande balizador para bancas de todos os portes e segmentos de atuação no que tange as estratégias para ganhar mercado, alcançar a excelência, fidelização de clientes e resultados financeiros.
A base estratégica da Disney é acalcanhada em uma questão conhecida do mundo empresarial:
conheça seu negócio (o que você faz).
conheça seu cliente (para quem você faz) .
e satisfaça e supere as expectativas (como você faz).
Vamos analisar cada tópico sob a ótica do empreendedorismo na advocacia:
Conheça seu negócio: o que você faz
Todo advogado empreendedor deve conhecer o mercado em que está atuando. É preciso saber se posicionar, conhecer o próprio negócio e, a partir disso, delinear uma visão de futuro.
Algumas perguntas que podem ajudar nesse processo:
· Que problema você resolve?
· O que você vende e pra quem?
· Por que o cliente escolhe você?
· Qual o seu diferencial competitivo?
· Quais as tendências do setor em que o cliente está (se for empresa)?
· Como a economia afeta o seu cliente (se for pessoa física)?
Reconhecer a macroeconomia da sua região, o que movimenta a sua cidade, ser multidisciplinar na busca por informação são condições para empreender, não só na advocacia mas em qualquer segmento de negócio. Sem conhecer o mercado nenhum negócio tem condições de dar certo. Lembre também de mapear a concorrência em quantidade, qualidade e também na forma da prestação do serviço jurídico (atendimento).
Conheça seu cliente: para quem você faz
O empreendedorismo na advocacia e o empreendedorismo jurídico diferem um pouco dos demais tipos ramos de atividade por esbarrar em algumas limitações e restrições quanto à publicidade. Contudo, quanto mais você souber a respeito do seu cliente, menos esforço de marketing será necessário.
Identifique para quem você resolve um problema.
Quem é o seu público alvo? Qual a real necessidade, as dores e as frustrações do seu cliente potencial? Seja o mais específico possível.
Na Disney há um termo para isso: Guestologia, que significa a pesquisa de mercado e cliente. É o trabalho de descobrir quem são os clientes e entender o que eles esperam quando chegam para uma visita. Guest, em inglês, quer dizer hóspede, convidado, e logy vem de ciência. A junção desses termos deu origem à Guestologia (em português), a ciência do cliente.
Identificar quem são seus clientes e quem não são leva a mudanças estratégicas no atendimento. Algumas vezes muitos dos possíveis clientes são negligenciados por desconhecimento de seu potencial. Conhecê-los direciona a estratégia de comunicação, de posicionamento, de marketing, de estabelecimento e manutenção de vínculo.
Conheça o seu cliente, não só para satisfazê-lo, mas para superar as suas expectativas, para encantá-lo.
Supere expectativas: como você faz
Para superar as expectativas dos clientes, primeiro é preciso saber quais são elas e isso é decorrente de conhecer a fundo o perfil do seu cliente. A base que sustenta o negócio da Disney é a mesma da Advocacia: a experiência pessoal vivenciada com o advogado. E aqui entram os detalhes.
Walt Disney era um fanático por detalhes, por superar as expectativas prestando atenção aos detalhes. Em meio a rotina de prazos de um escritório é realmente um desafio e facilmente esquecido. Contudo, é mais simples do que parece aplicar essa dica no empreendedorismo na advocacia.
Cada escritório e cada advogado terá de fazer as duas primeiras lições para poder atender a esta última. Detalhes sempre surpreendem e na grande maioria das vezes não custam dinheiro!
Se inspirar no jeito Disney e aplicar as melhores práticas na sua advocacia é uma estratégia para se diferenciar nesse mercado tão exigente e ávido por atenção!
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