top of page

Vazou chaves Pix, como se proteger se for vítima de golpes.


Recentemente, o banco central informou que cerca de 160.000 brasileiros vazaram dados importantes do Pix, a segunda violação de dados desde o lançamento do sistema de pagamentos, que começou em novembro de 2020.


O que fazer para se proteger de golpes?


Em setembro de 2021, vazaram informações cadastrais de 395.000 pessoas do Banco do Estado de Sergipe, porém, assim como a violação ocorrida no dia 21, foram apenas dados cadastrais vazados, não dados sigilosos, como senhas, transações ou saldos.

Embora o BC afirme que a violação não é "perigosa" porque não envolve dados de transações, especialistas alertam que, se ocorrer uma nova violação, quando a pessoa comum receber um e-mail, devido ao cruzamento de dados, os criminosos podem implementar o phishing golpes. E-mails, telefonemas ou mensagens de texto (SMS) enviados por outros ou empresas falsas.




Esse contato é projetado para atrair e seduzir as vítimas a fornecer informações confidenciais, como números de cartão de crédito, senhas e outras informações confidenciais em fraudes Pix.


De acordo com especialistas, as vítimas já possuem mecanismos para reivindicar a indenização do valor perdido devido a golpes e supostas fraudes.

De acordo com a Seção 41-A, a pessoa tem até 90 dias para denunciar fraude ou falha e fazer um pedido de reembolso, que deve ser direcionado ao banco que efetuou o pagamento, não ao destinatário.


Especialistas ressaltam que cuidados devem ser tomados para evitar danos. "Sempre seja cético. Cuidado com vendas em que o valor do produto está bem abaixo do nível médio.

Certifique-se de estar lidando com quem eles dizem ser e confirme todos os detalhes da conta antes de fazer uma transferência. Embora esse vazamento levante dúvidas, não é preocupante.




A violação da chave Pix apenas diz que a chave pertence a alguém 'como este'. Mas é importante tomar algumas precauções porque há uma chance de phishing", advogados especialistas em direito digital observam que tudo o que acontece online deixa um rastro, citando algumas dicas caso alguém caia em algum desses golpes.

Tudo o que acontece na World Wide Web deixa um rastro, ou seja, qualquer golpe que acontece deixa um rastro, incluindo golpes envolvendo extração de dados e golpes que resultam em perda financeira”. O modus operandi da quadrilha, que vai ajudar a polícia em um cerco a chegar às pessoas por trás desse tipo de golpe.


” Aqueles cujos dados cadastrais vazaram em decorrência do incidente receberão recibos exclusivos pelo aplicativo de acesso do órgão ou online bancário nos próximos dias. para a notificação.



E nossas redes sociais: Facebook advocacialudgero criminal.


Instagram: @ludgeroadvocacia


Twitter: @LudgeroContato.


Linkedin: Ludgero Criminalista Ludgero

bottom of page